Então um belo dia você acorda e percebe que as habituais espinhas cederam espaço para marcas de expressão. E de súbito encontra uma densa barba onde até outro dia havia parcos pelos que te destacavam dos seus amigos.
Um olhar um pouco mais apurado lhe faz concluir que no lugar de festejar os pelos pubianos, há de se lamuriar pelos brancos que insistem em surgir. E agora o que cresce é o excesso de si. E não há mais razão para celebrar novos centímetros: sobram-lhe pele, flacidez e as dores lombares! E você então conclui que seu corpo está mudando. Outra vez.
Um grupo de adolescentes “um pouco mais jovens que você” fala uma língua que você não entende, usa roupas esquisitas e ouve uma música besta e pretensiosa. Você olha para si e descobre que suas roupas estão ganhando forma e tamanho proporcionais aos seus e até que é confortável usar as calças na linha da cintura. A “sua” música perdeu parte do sentido e deve ser executada em som ambiente, porque altos volumes lhe aborrecem. E no caminho para o trabalho você percebe que está ficando velho.
Cada dia que passa os gadgets ficam mais complicados e já não se sabe mais a diferença entre um MP8 e uma câmera fotogostrônica de 250 blastertompsons; twitter e outras gírias cibernéticas soam desnecessárias e as funções do novo DVD color maxi driverray ficam cada dia mais difíceis de entender.
Fazer 30 anos é cruzar definitivamente a linha que separa todo o resto e a vida adulta. Não há mais espaço para rompantes pueris. Não se tem mais “vinte e poucos anos” e embora ainda se seja jovem, não se é mais um garoto. Todos os ritos foram cumpridos e essa tal de sociedade nem é mais tão incômoda assim.
Você pode olhar para trás e perceber que não realizou seus sonhos: não é líder de uma banda de rock, não publicou aquele livro de sucesso e não conseguiu fazer as pessoas terem consciência ecológica. Você não construiu nada do que planejou!
Mas antes do desespero tomar conta, você percebe que seus sonhos mudaram com você. E então você olha ao redor e sabe que está construindo uma família ao lado do seu amor, tem um trabalho legal, amigos que lhe acompanham e que tem uma vida inteira pela frente, afinal de contas, a vida só começa aos 40!
Eu não sei como será o amanhã. Mas hoje foi um ótimo dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário