sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mente Humana


A mente humana é manipulada não só por religião, mas pela mídia, pela cultura, por filosofias, por políticos e etc.
o poder da persuasão, é o que da o poder de convencimento, e uma mente pode sim ser manipulada de uma forma muito simples, através dessa forma.

Na verdade, todas as pessoas, eu não digo manipulada, mas sim influenciada. Todo é influenciado. Ou pela mídia, ou por religião, por uma ideal, ou por uma política. A gente é influenciada constantemente por diversos ideais. Mas muitas vezes, nem nos damos conta.

O que ocorre hoje em nosso país, é um processo de reprodução cultural.
Somos-nos induzidos a todo tempo a pensar semelhante às classes dominadoras,
assim é que eles perpetuam a estabilidade do sistema social.

Agora imagine a dificuldade que é para um juiz, decidir sem de deixar influenciar.
Vêm duas frentes de argumentos opostos. E as duas bastante convincentes?

No meio cultural, você escuta com mais freqüência, só o argumento das classes dominadoras.
A não ser em ano eleitoral, dai eles se preocupam com a visão popular.
É por isso que temos um povo passivo, e o Brasil está do jeito que está.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Não sei se você já passou por momentos onde estamos dentro de um quarto ouvindo aquela musica (a musica fica por sua parte) no meu caso um Pink Floyd cairia muito bem.

Bom, no meio da bela musica vem algo inesperado, algo esse que faz você tirar seus pensamentos na letra da musica e pensar em outra coisa. (sua namorada (a), dividas, pessoas que deixaram saudade, sua família, seu emprego antigo, aquela moça que ti fez sofrer ou ate mesmo que ti trocou por outra pessoa).

Eu tenho a filosofia de acreditar que sofrimento e solidão é a maior escola da vida...

Pois nos dois casos você acaba aprendendo com o veneno de cada uma delas, veneno esse que ti deixa confuso,ensandecido ao ponto de fazer varias besteiras.

Mais sempre quando passa esses momentos você percebe que não vale a pena passar por isso de novo ou continuar no mesmo padrão passado de vida.

Existindo assim varias decisões uns esquece logo o problema e nem lembra mais o que aconteceu, outros entram no caminho da vingança e tem os que precisam resolver o problema mesmo estando resolvido.

Não sei qual desses se assemelha mais contigo , tenho certeza que um deles encaixa perfeitamente com você assim comigo também...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Caminhos

até aqui. Encontrei-me comigo diversas vezes, assim como me desencontrei de outros tantos eus que cruzaram meu caminho.

De todas as pedras, sobraram aquelas que me fazem lembrar todos os dias que é mister para a existência caminhar. Assim como nenhum espinho foi em vão; não acredito em pretérito imperfeito.

Houve tantos dias de chuva quantos foram aqueles em que o sol castigou minha pele. E ainda que poucos tenham sido os dias amenos, temperados pela bonança e tranquilidade, só agora consigo usufruir plenamente do que estou vivendo, fosse por não reconhecer a beleza ou por não ter uma razão para fazê-lo.

Agora as estações do ano não me agridem mais. Hoje eu vejo o alvorecer e o alumiar e não me sinto só. Não me fustigam os amantes, posto sê-lo eu, quiçá, o maior deles. E o tempo passa, eu sei. Mas agora vislumbro um futuro em cores.

É que de tanto pensar, esqueci de viver.

Jan 2010 Sobre esperança, resignação e faca amolada

Eu já tive fé cega, crença inabalável em pessoas, instituições e organismos. E por tanta fé, acreditei que poderia tudo o que eu quisesse, como se pudesse fazer espelhos com areia e fogueira com as mãos. Mas não perdi a esperança: apenas tenho sempre um pé atrás, porque hoje sei que aceitar o que não tem jeito não é fraqueza, é sabedoria.

Tenho visto tantos sorrisos que as vezes sinto o coração sangrar. Parecem-me todos tentativa de fugir, como se fosse possível estancar a dor. Mas diante do sofrimento, há-me em vista sempre uma opção. E nunca deixei de abraçar meu inimigo.

A face rabiscada da maldade, em luz e sombra ou nanquim, não esconde a intenção de quem só quer ferir. Seja com olhos ou palavras, intenções são pecados que nem sempre cometemos. Mas geram máculas e descrença.Sempre.

Ainda que tudo pareça sem sentido, não há meios de ganhar nada quando se vende o que não tem preço. E só com luta se vence, não importa a batalha. As armas ficam por conta de cada um e, desde que a justiça prevaleça, ganham todos.

E eu aprendi que é de improviso que se chega onde se quer, pois estradas existem muitas, mas nem todas são caminhos. Porque caminhos são feitos com esperança, resignação e faca amolada.

O mundo é como um livro aberto para quem sabe ler.

Como será o amanhã?

Então um belo dia você acorda e percebe que as habituais espinhas cederam espaço para marcas de expressão. E de súbito encontra uma densa barba onde até outro dia havia parcos pelos que te destacavam dos seus amigos.

Um olhar um pouco mais apurado lhe faz concluir que no lugar de festejar os pelos pubianos, há de se lamuriar pelos brancos que insistem em surgir. E agora o que cresce é o excesso de si. E não há mais razão para celebrar novos centímetros: sobram-lhe pele, flacidez e as dores lombares! E você então conclui que seu corpo está mudando. Outra vez.

Um grupo de adolescentes “um pouco mais jovens que você” fala uma língua que você não entende, usa roupas esquisitas e ouve uma música besta e pretensiosa. Você olha para si e descobre que suas roupas estão ganhando forma e tamanho proporcionais aos seus e até que é confortável usar as calças na linha da cintura. A “sua” música perdeu parte do sentido e deve ser executada em som ambiente, porque altos volumes lhe aborrecem. E no caminho para o trabalho você percebe que está ficando velho.

Cada dia que passa os gadgets ficam mais complicados e já não se sabe mais a diferença entre um MP8 e uma câmera fotogostrônica de 250 blastertompsons; twitter e outras gírias cibernéticas soam desnecessárias e as funções do novo DVD color maxi driverray ficam cada dia mais difíceis de entender.

Fazer 30 anos é cruzar definitivamente a linha que separa todo o resto e a vida adulta. Não há mais espaço para rompantes pueris. Não se tem mais “vinte e poucos anos” e embora ainda se seja jovem, não se é mais um garoto. Todos os ritos foram cumpridos e essa tal de sociedade nem é mais tão incômoda assim.

Você pode olhar para trás e perceber que não realizou seus sonhos: não é líder de uma banda de rock, não publicou aquele livro de sucesso e não conseguiu fazer as pessoas terem consciência ecológica. Você não construiu nada do que planejou!

Mas antes do desespero tomar conta, você percebe que seus sonhos mudaram com você. E então você olha ao redor e sabe que está construindo uma família ao lado do seu amor, tem um trabalho legal, amigos que lhe acompanham e que tem uma vida inteira pela frente, afinal de contas, a vida só começa aos 40!

Eu não sei como será o amanhã. Mas hoje foi um ótimo dia.